quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VESTIBULAR

Se o nervosismo for muito elevado, ele só tende a atrapalhar. Para fazer bem uma prova, é importante que a mente esteja descansada.

( ...) O vestibular é mais do que um exame que envolve cultura, conhecimento e raciocínio. Ele significa a possibilidade de se iniciar uma nova etapa da vida - a do mundo do trabalho profissional e a inserção na esfera adulta. Se ser avaliado não é nada agradável por deixar em evidência a capacidade de uma pessoa, que dirá com esse peso que carrega.

E, para muitos jovens, a ansiedade extrapola. Um certo nível de ansiedade é bem-vindo - ela nos ajuda a sermos mais cuidadosos na nossa ação. Mas, se for muito elevada, só tende a atrapalhar, impedindo a concentração e o pensar.

Um fator que contribui para deixar o jovem nervoso é que, ao fazermos uma prova que envolve conhecimento, não temos bem noção do nosso saber, daquilo que aprendemos. São tantas coisas, das mais variadas áreas, que perdemos um pouco o parâmetro. Porém, não funcionamos apenas num nível consciente, tem muito conhecimento guardado fora desse nível mais imediato de consciência. Basta termos um tempo para que aquilo que está mais escondido possa vir à tona.

Por isso, o primeiro passo para realizar o vestibular com segurança é confiar no que estudou e aprendeu. Às vezes, às vésperas de uma prova, o estudante se depara com coisas de que não se lembra e a angústia aumenta. Isso pode levar a dois caminhos: ou ao desespero total, levando o jovem a jogar a toalha antes do tempo, ou a fazer uma revisão daquilo que não sabe - e, quanto mais se procura, mais coisas que não sabe ele vai encontrar.

O que será exigido do jovem não é um conhecimento solto, mas, sim, que resolva problemas ligados aos conteúdos pedidos. Isso permite que se use um mecanismo importante do pensamento - a associação. Por vezes, algum detalhe colocado na questão permite que se faça associações chegando a uma conclusão.

Deste modo, ao resolver a prova, nada de perder tempo com o que não sabe. Após ler uma questão e não conseguir resolver, passe para outra. Faça primeiro as questões que sabe. Assim, irá se animar ao ver que dá conta de muitas coisas, além de abrir um intervalo de tempo para que a mente trabalhe nas outras mais difíceis. Depois de resolver as mais fáceis, passe com calma para as outras, sempre procurando associar as informações com o que sabe. Algumas, não vai saber mesmo.

Certos momentos do vestibular poderão parecer muito confusos, sem nenhuma possibilidade de concentração. Algo que poderá ajudar é dedicar uns dois ou três minutos para sair um pouco daquela situação. Basta fechar os olhos e se imaginar num lugar agradável. Ou, então, tomar uma água ou comer um chocolate. Esses poucos minutos ajudam a tomar fôlego e organizar um pouco o pensamento.

Os dias que antecedem o vestibular exigem um certo recolhimento. Como os jogadores de futebol, os vestibulandos devem entrar em concentração. O que não significa ficar estudando adoidado. Para fazer bem uma prova, é importante que a mente esteja alimentada de informação, mas descansada. Boa prova a todos.

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga - Portal Impacto)